quarta-feira, janeiro 12, 2005

zé. simples assim.

poucas pessoas tem o talento responder de um jeito realmente inesperado à que talvez seja a mais comum e previsível das perguntas. o último exemplo que tive foi no sana, durante o reveillon:

- Qual é mesmo seu nome?
- ZÉ.

não tem jeito. é fantástico. só duas pessoas me responderam isso até hoje. assim mesmo, sem frescura. com apenas duas letras, conseguiram derrubar qualquer expectativa que eu tivesse em torno de uma resposta. essas duas letrinhas, quando ditas com firmeza, além um certo orgulho, são mágicas, e tem o poder de trasnformar qualquer tentativa de seriedade num momento de alegria. fazem com que minha preocupação seja apenas "não posso rir agora".

muita gente falaria "é josé, mas pode me chamar de zé", do mesmo jeito que "o pessoal de chama de vadinho, mas me chamo osvaldo" e outras coisas do tipo. mas esse senhor, assim como um certo outro zé que já conheci, não tem vergonha nenhuma do nome, ou da forma como o tratam. administram esse problema com uma dose pesada de desdém, tomando por banal algo que todos conserideram essencial.

olhando para a foto do zé, dá pra perceber como ele tem esse espírito de transgressão. pelo seu olhar insubordinado, pela sua claríssima renúncia a qualquer princípio de simetria, pela não-sujeição a todas as regras da sociedade, zé se revela um ídolo de proporções estratosféricas para qualquer um que tenha a sorte de conhecê-lo.




esse exemplo do zé, pode até parecer pobre, mas é onde se torna simples se entender que o modo mais direto de se cativar alguém, seja para conseguir um sorriso ou uma lágrima, é surpreendê-lo em situações onde a resposta a um estímulo deveria ser quase que mecânica. mesmo com seu ar distraído e sonolento, zé me fez entender que ser uma pessoa legal é apenas dizer ao outro o que ele quer ouvir, mas na hora que não espera.


2 Comments:

At 13/1/05 17:34, Anonymous Anônimo said...

O zé é foda mesmo.
Mas em certos momentos tive medo dele.

bjos
fernanda

 
At 13/1/05 21:21, Anonymous Anônimo said...

Caralho mulek!!!!

So vc mesmo pra escrever um texto genial como esse acerca de um assunto tao simples e fascinante !!!

E so vc pra me fazer rir pra caralho e fazer todos os gringos me olharem estranho na Library da Faculdade, to com saudades heteossexuais!!!!

Bjao!!!

 

Postar um comentário

<< Home